Escola Estadual de Ensino Fundamental
Dr. Gustavo Armbrust
Projeto
Valorizando
A Vida
Contra o Bullying
Professora: Alessandra T. Pedro
Turma: 42/ 4ª série
Ano: 2010/2
O Bullying em sala de aula, uma triste realidade...
Atualmente, vivemos em um mundo onde a infância está cada vez mais banalizada e desvalorizada.
Nossas crianças não sabem mais serem crianças. A agilidade no recebimento de informações e um mundo cada vez mais consumista, praticamente dizimaram a inocência e ingenuidade de nossos infantes.
Aliando o bombardeio de tecnologias de fácil acesso e a falta de limites por parte dos pais, fatores como a erotização precoce e o total desconhecimento de regras tornam-se parte da inversão de valores vivida pela sociedade contemporânea.
Mas talvez o fator que mais demonstre a gravidade da situação hoje é o alto índice de Bullying[1] que vem sendo registrado diariamente nas escolas de todo país. Porto Alegre ocupa o 5º lugar no ranking nacional segundo o IBGE, ficando atrás apenas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Vitória.
Além da polêmica criada em cima do tema, que questiona sua abrangência (até onde a brincadeira pode ir antes de virar Bullying) enfrentamos um grande desconhecimento sobre o assunto tanto pelos alunos, quanto pelos pais e professores.
Como poderemos orientar nossos jovens, se não conhecemos o problema?
Para isto, creio que o Bullying deve ser encarado e discutido dentro da sala de aula desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizando sua prevenção e estendendo o tema de forma que abranja também as famílias.
Para isto resolvi abordar o tema e suas variações (Cyber Bullying, Bullying Direto ou Indireto), iniciando a partir da descrição literal de seus significados e sinônimos, para que os alunos possam identificar e reconhecer suas práticas, vítimas e praticantes.
Através deste projeto, começamos a buscar prevenção da prática do Bullying, iniciando dentro da sala de aula, melhorando a convivência entre os colegas e estabelecendo um padrão de respeito das diferenças e características de cada um. Apresentar exemplos de casos de Bullying através de relatos, artigos e entrevistas. Orientar sobre direitos legais e legislação vigente.
Bullying[1] é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Temáticas abordadas:
· Bullying sentido literal da palavra;
· Bullying o que significa para mim e minha família;
· Casos de Bullying dentro da sala de aula;
· Conseqüências do Bullying;
· Legislação sobre Bullying;
· Ações anti-bullying;
· Conceito de Racismo e Discriminação;
· Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro)
· Legislação sobre racismo;
· O ser humano e suas diversidades intelectuais, raciais e culturais.
Desenvolvimento do Projeto:
Durante o desenvolvimento diário dos conteúdos planejados para a turma, trabalhamos o Bullying no seu conceito literal, seu significado dentro do ambiente escolar e suas conseqüências. Para isto, usamos como ferramentas reportagens de revistas, artigos da internet e a nova legislação estadual que trata do assunto.
Os alunos passaram a entender a extensão e gravidade do problema, o que praticamente erradicou sua incidência em sala de aula.
Sempre que possível, abordamos o tema aproveitando o ensejo de todas as matérias, como no exemplo das aulas de português através da leitura e elaboração de textos, de história (com o estudo da Abolição da Escravatura e Dia da Consciência Negra) e de ciências, onde os alunos puderam aprender que apesar das diferenças físicas, biologicamente somos todos iguais.
Ao final das conversações sobre o tema, os alunos registraram em uma folha todos os apelidos e brincadeiras nas quais se sentiram ofendidos. Após, fizeram um desenho de algo que não gostavam. Feito estes dois passos, pedi que eles colocassem as folhas dobradas e sem nome dentro de uma caixa que chamei de “caixa Anti-Bullying”. Ali, deveriam ficar todas as ofensas e brincadeira de mau-gosto realizadas dentro da sala.
Não posso afirmar que o resultado foi 100%, mas creio que a violência e hostilidade que havia entre os integrantes da turma diminuíram cerca de 70%.
muito lindo tudo ameiii
ResponderExcluirprof alessandra parabéns pelos trabalhos lindos amei todos
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